A . ' . R . ' . L . ' . S . ' .

Ferraz de Vasconcelos

Logo da Loja de Ferraz de Vasconcelos
Sobre Nós

Fundação da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Ferraz de Vasconcelos N° 2516 - Benfeitora da Ordem

Para que os maçons da nossa região praticassem a verdadeira maçonaria em todos os seus 33 graus faltavam fundações de mais Lojas Simbólicas para preencher os requisitos exigidos pelos Estatutos Maçônicos.

Mais ou menos entre 1987 e 1988 nasceu um movimento na Loja União e Caridade IV (23/08/1912) do Oriente de Mogi das Cruzes para fundar em nossa região um Conselho dos Cavaleiros de Kadosch, uma Loja que abrangesse os Graus do 19 a 30.

Naquela época havia apenas quatro Lojas Simbólicas na nossa região, a saber:

União e Caridade IV (23/12/1912) - Cruzeiro do Itapeti (03/02/1969) - ambas do Oriente de Mogi das Cruzes, 31 de Março II (31/03/1977) do Oriente de Suzano e União e Perseverança (03/11/1983) do Oriente de Poá.

O movimento cresceu, tomou corpo e tornou-se uma realidade.

Por ordem cronológica foram fundadas as próximas Lojas Simbólicas - Renascimento (01/06/1988) do Oriente de Guararema, Vale do Tietê (20/08/1988) do Oriente de Mogi das Cruzes, Nascente do Tietê (13/05/1988) do Oriente de Salesópolis, Ferraz de Vasconcelos (12/10/1988) do Oriente de Ferraz de Vasconcelos, 20 de Agosto (20/08/1989) do Oriente de Arujá e Acampamento dos Aprendizes (09/10/1993) do Oriente de Mogi das Cruzes.

Praticamente dobrou-se o número de Lojas da nossa região, e assim, cumpriram-se os requisitos decorrentes do esforço e da vontade dos irmãos da nossa região, com a força e união dos irmãos instalou-se o Mui Poderoso Conselho dos Cavaleiros do Kadosch nº 65, em Mogi das Cruzes, para os Graus 19 a 33.

Mais tarde, na nossa região e novamente com a força e união dos irmãos, instalou-se o Mui Poderoso Consistório dos Príncipes do Real Segredo nº 51, também em Mogi das Cruzes, completando-se assim, o ciclo dos movimentos pelo progresso e evolução da Maçonaria do Alto Tietê.

A Fundação da ARLS Ferraz de Vasconcelos, nossa Loja, no Rito Escocês Antigo e Aceito ocorreu no dia 12/10/1988 em Sessão realizada no Templo da Loja União e Perseverança no Oriente de Poá, na Rua Monteiro Lobato nº 21.

Termo de abertura do primeiro livro de atas e o Standart da Loja
Carta da Loja de Ferraz de Vasconcelos

Os irmãos presentes foram: Oscar João Pachler, Emilio Sanches Dimitroff, Galdino Ferreira, Odair Lopes Pereira, Carlos Roberto Riccio Genovezzi, Edson Marins, Noel Sampaio Rodrigues, João Manoel Lobo, Carlos Alberto Bonfá, Marco Aurelio Alves Feitosa, Jose Antônio Lopes e os irmãos fundadores - Walter Domingos Justolin, Antônio Latuf Cury, João /Batista Bio, Minoru Tamura, Francisco Ari Gomes Chaves, Arnaldo de Freitas Souza, Giovani Vitorio Deliberato, Cypriano Osvaldo Monaco, Sergio Galicia, Roberto Elias Xidieh, Milton Pereira, e Francisco Xidieh.

A primeira Administração foi composta por: Venerável Mestre Antônio Latuf Cury, 1º Vigilante Walter Domingos Justolin, 2º Vigilante João Batista Bio, Orador Francisco Ari Gomes Chaves, Secretário Minoru Tamura, Tesoureiro Arnaldo de Freitas Souza.

A autorização para o funcionamento da Loja foi através do Ato nº 004/89/91. A carta Constitutiva e outros documentos Ato nº 029/89/91 recebida na regularização da Loja em 01/07/1989 pela Comissão nomeada pelo Grão Mestre Estadual Irmão Décio Azevedo.

Carta Constitutiva em memória Irmão Paulo Moraes
Carta da Loja de Ferraz de Vasconcelos

Em 10 de setembro de 2001 foi encaminhada prancha (documento) ao Eminente Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo, Irmão “João Baptista Moraes de Oliveira” assinada pelo Venerável Mestre Ubirajara da Silva Scutari, comunicando que a ARLS Ferraz de Vasconcelos, que dando continuidade aos estudos realizados no dia 14 de julho de 2001, comunicava que após vários debates em Loja com os irmãos da oficina, aprovaram por unanimidade, a “Missão” da Loja, conforme Balaústre nº 252/2001 de 09 de agosto de 2001, no Livro de Atas nº 05, páginas 11 e 11vs, com a seguinte Missão para a nossa Loja:

Assistir aos necessitados, através da participação e Gestão de Creches, Asilos, Orfanatos, Abrigos etc.

Sendo que nossa meta inicial foi atender a CRECHE COMUNITÁRIA DA MÃE POBRE, hoje com a denominação Centro de Educação Infantil Pequeno Aprendiz entidade com sede na Rua Sebastião de Souza Lemos nº 200 - Jardim Pérola em Ferraz de Vasconcelos - SP, que atendia a época 50 (cinquenta) crianças de 2 a 6 anos, e hoje 150 (cento e cinquenta) crianças, e sua diretoria composta por obreiros desta oficina.

Centro de Educação Infantil Pequeno Aprendiz
Carta da Loja de Ferraz de Vasconcelos

A Loja crescia a cada dia com a iniciação de valorosos irmãos e houve a necessidade de se pensar em Templo próprio pois era usado o Templo da Loja União e Caridade do Oriente de Poa, loja coirmã.

Após visitarem várias Lojas, em especial a Loja Renascimento do Oriente de Guararema, os irmãos entenderam que poderiam construir um templo próprio e foram convidados e incentivados pelos irmãos da Loja Renascimento a conhecerem a festa do porco turbinado o qual rendia um belo valor de medalha cunhada e com o qual ajudavam a instituições locais de Guararema.

Quatro valorosos irmãos da Loja foram conhecer a festa sendo os irmãos Carlos, Jorge, Natalino e Renato e perceberam que sim, poderiam propor a Loja iniciar com festas anuais onde se arrecadaria para ajudar a Creche e para a construção do Templo.

Então em 2008 aconteceu a 1ª Festa do Boi no Rolete chegando a sua 8ª festa em 2016, momento em que se iniciou a Construção de um novo Templo, chamado “Antônio Latuf Cury” que foi sagrado em 18 de maio de 2017, com capacidade para até 120 irmãos, e reunidos a Rua Jornalista Sebastião de Souza Lemos nº 200-B - Jardim Perola, no Oriente de Ferraz de Vasconcelos, sob a proteção do Grande Arquiteto Do Universo, realizou-se a Sessão Magna de Sagração do Templo na presença do Irmão Emilio Dimitroff - Delegado Litúrgico e presidida pelo Irmão Francisco dos Santos Perez, o qual passa a denominar-se “Templo Antônio Latuf Cury”.

Matéria de Jornal - Boi no Rolete
Carta da Loja de Ferraz de Vasconcelos
Foto do Evento - Boi no Rolete
Carta da Loja de Ferraz de Vasconcelos

Sagração do Templo
Carta da Loja de Ferraz de Vasconcelos

Com a desfederalização do Grande Oriente de São Paulo do Grande Oriente do Brasil em 2018, e após deliberação em Loja, o GOSP hoje é a nossa Potência Maçônica. Com essa decisão, nossa Carta Constitutiva foi novamente expedida pelo então Sereníssimo Grão-Mestre do GOSP Irmão Kamel Aref Saab.

Continuam em nosso quadro de obreiros os Irmãos fundadores - Walter Domingues Justolin e Antônio Latuf Cury.

Primeira Reunião no Novo Templo
Carta da Loja de Ferraz de Vasconcelos

Evento Comemorativo
Carta da Loja de Ferraz de Vasconcelos

Essa foi a Nossa História!
Carta da Loja de Ferraz de Vasconcelos

Logo da Loja de Ferraz de Vasconcelos